Análise das personagens do Romance "Carrie, a estranha"

Autores

  • Douglas Zanini Ribas IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gisele Dalmolin Bonella UFN - Universidade Franciscana

Resumo

Este artigo tem como propósito analisar as personagens do romance de terror de 1974 “Carrie, a estranha”, de Stephen King, levando em conta as teorias dos elementos da narrativa e considerando a literatura como ciência que deve ser analisada minuciosamente por nós, como professores de língua portuguesa. Os pressupostos teóricos que permitiram essa análise foram Gancho (2003) e Cândido, Rosenfeld e Prado (1970). A análise mostrou que uma história é muito mais do que aquilo que está no papel impresso, ela é interpretativa e cada personagem tem importância ao fazer com que a narrativa se torne um emaranhado de escolhas, ações e consequências.

Palavras-chave: elementos da narrativa; romance de terror; Stephen King.

 

Biografia do Autor

Douglas Zanini Ribas, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa (fundamental e médio) pela SED - Secretaria Estadual de Educação no estado de Santa Catarina. Graduado em Letras Português e Inglês e suas respectivas literaturas pela UFN - Universidade Franciscana (2019), em Santa Maria - RS. Atualmente, Pós-Graduando em Mídias Integradas na Educação no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, em Florianópolis - SC.

Gisele Dalmolin Bonella, UFN - Universidade Franciscana

Formada em Letras - Português e Inglês na Universidade Franciscana. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UNIFRA, subprojeto Letras/Inglês. Participou também do programa de Residência Pedagógica. Foi monitora de Sintaxe da Língua Portuguesa I e Sintaxe da Língua Portuguesa II. Atualmente, trabalha como Assistente de Cooperação Interinstitucional na Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2025-04-24