#PÃODEMIA: INVESTIGAÇÃO SEMIÓTICA SOBRE A PRODUÇÃO DE PÃES NA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A presente pesquisa propôs uma leitura do fenômeno culinário #paodemia, que aconteceu no Brasil no início de 2020, por meio da semiótica americana de Charles Sanders Peirce. O objetivo geral consistiu em analisar o aumento de produção caseira de pão no contexto da pandemia de COVID-19, evidenciado nas mídias sociais. De natureza descritiva e exploratória, os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online com 400 participantes e analisados de maneira qualitativa. Observou-se um aumento de pessoas interessadas em preparar seu próprio pão durante o período de isolamento social, além da utilização dessa prática como estratégia para a manutenção do estado emocional e sensação de segurança de ter um produto, com mais qualidade, que vai levar aos comensais mais sabor, saúde e segurança. Diversos signos e significações foram dados tanto para o pão, quanto para o seu preparo no contexto analisado. Denotou-se que as hashtags #paodemia e #pãodemia, representam novas linguagens que convidam as pessoas para adentrar novamente às cozinhas e ao universo da panificação.
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