ENSINO DE FÍSICA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: O MUSEU WEG

Autores

  • Iankie Gabriel Milani
  • Rodrigo Dionissa
  • Viviane Grimm

Palavras-chave:

Espaços de educação não formal, Museu de educação científica, Ensino de Física

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa em que buscou-se refletir sobre os museus como espaços de educação não formal e de promoção da alfabetização científica. O objeto de estudo foi o Museu WEG de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo foi identificar quais as potencialidades desse museu para o ensino de Física. A coleta de dados se deu por meio observações de atividades desenvolvidas no espaço, entrevistas com a monitora e coordenadora museológica e pesquisa documental no site e demais mídias sociais do museu. A partir da pesquisa realizada considera-se que o museu WEG apresenta grande potencial para o ensino de Física, principalmente sobre eletromagnetismo, visto que o museu tem como tema central os motores elétricos, formas de geração e a transformação de energia. Além disso, o museu desenvolve ações diretas na área educativa em parceria com escolas de educação básica, sendo uma importante referência na área de educação científica para Jaraguá do Sul e região.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Edição

Seção

ARTIGOS