O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS – AÇÃO REFLEXÃO COM ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ESCOLAS DA REGIÃO SUL DE SC.
Palavras-chave:
Ensino de Ciência, Educação, EscolasResumo
O laboratório de Ensino de Ciências (LEC) vem agregando conhecimentos nas diversas áreas da Ciência e Biologia contribuindo para uma aprendizagem significativa e mais próxima do aluno. Nele são desenvolvidas atividades educativas de Ciências e Educação Ambiental. Essas áreas do conhecimento são hoje basilares para a compreensão de um mundo dependente da Ciência e da tecnologia. As atividades desenvolvidas no LEC com professores e estudantes são importantes porque muitas escolas que são precárias em recursos didáticos pedagógicos e/ou espaço físico, têm a oportunidade de proporcionar aulas práticas e oficinas que contribuem efetivamente com o aprendizado, troca de conhecimentos e ampliação da visão de mundo de cada um. Fourez (2003, p. 111) ao tratar sobre o Ensino de Ciências, chama a atenção para as deficiências enfrentadas pelos professores tanto na crise que afeta as escolas, como na formação de professores, e observa que não é de surpreender, “que os professores de ciências se sintam tão desprovidos face à crise do ensino de sua disciplina, e que muitos entre eles se refugiem em sua disciplina”, ou seja, que se mantenham nos processos educativos mais tradicionais sem coragem para novos desafios. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver estudos referentes ao Ensino de Ciências da Natureza para professores e alunos das redes pública, municipal e estadual de Criciúma, dinamizando e valorizando o ensino nesta área do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral