EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA RESPONSABILIDADE SOBRE O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Autores

  • Leonardo Marques Caires UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Janaína Balk Brandão
  • Gisele Dias Marques
  • Rudi Arthur Munieweg
  • Ana Paula Goergen

Palavras-chave:

Educação ambiental, Resíduos sólidos, Escola

Resumo

A ação desenvolveu um trabalho de parceria juntamente com as escolas municipais para ações de educação ambiental no âmbito da melhoria da separação de resíduos na fonte geradora. O processo educativo e social alicerçou a formação de agentes multiplicadores dos princípios sócio-ambientais contidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Fez-se necessário a criação de espaços de discussão acerca dessa legislação. Embora em vigor, a Lei em Itaqui ainda engatinha. Verificou-se um estado de estagnação no que diz respeito à situação contemporânea dos resíduos, o que demonstrou a urgência de ações capazes de fomentar o debate no município e desencadear políticas públicas locais voltadas para a correta destinação dos mesmos. O objetivo desse trabalho foi através da sensibilização de alunos, professores e acadêmicos dos cursos vinculados, criar uma atmosfera na sociedade Itaquiense que estimulasse a preocupação com os resíduos. A metodologia foi baseada nos princípios participativos, além de espaços de formação dialógica para 50 professores e 300 alunos realizados dentro dos espaços escolares, incluindo a elaboração de material pedagógico sobre a educação ambiental, ações que extrapolam os muros acadêmicos e escolares, propiciando a participação da comunidade como um todo. Todo esse processo de sensibilização com a questão dos resíduos foi viabilizado através da participação da equipe executiva, dos colaboradores e dos acadêmicos dos cursos vinculados. Percebeu-se que existia a possibilidade de auxiliar na formação dos estudantes envolvidos, gerando consciência ambiental e ecológica. Gerou oportunidades de qualificação e até mesmo inserção profissional numa região periférica do ponto de vista econômico-industrial. A universidade tornou-se um fio condutor entre o presente e um futuro comprometido e preocupado com as gerações futuras. Ao longo do processo de transformação que se deu através da interação  entre  universidade-escola-comunidade,  contribuímos  para  o  enfrentamento  de  uma  crise contemporânea, agindo como propulsores de um processo de mudança do cenário estagnado.



Biografia do Autor

Leonardo Marques Caires, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

ACADÊMICO DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS