A ABORDAGEM POR PROJETOS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR – A EXPERIÊNCIA DO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DO IFSC ARARANGUÁ

Autores

  • Werther Alexandre Serralheiro IF-SC Campus Araranguá
  • Cesar Luiz Marques IF-SC Campus Araranguá

Palavras-chave:

Projetos integradores, interdisciplinaridade, currículo

Resumo

O curso técnico de nível médio em Eletromecânica do Campus Araranguá do IFSC possui, desde 2009 quando da reformulação de deu projeto pedagógico e curricular, a perspectiva pedagógica baseada em projetos integradores em todos os quatro módulos do curso. Este trabalho apresenta uma avaliação da aplicação desta perspectiva sob a ótica dos discentes, através da análise de dados de uma pesquisa baseada em Web realizada com um quinto dos egressos do curso, com foco no projeto integrador do quarto e último módulo do curso. Uma grande parte dos egressos considera importante e integrador este modelo de currículo, com uma percepção de que este projeto integra não só as unidades curriculares do quarto módulo, mas de todo o curso. Porém, esta perspectiva possui algumas ressalvas apresentadas pelos egressos

Biografia do Autor

Werther Alexandre Serralheiro, IF-SC Campus Araranguá

engenheiro de controle e automação, mestre em engenharia de produção e professor no IF-SC.

Cesar Luiz Marques, IF-SC Campus Araranguá

Pedagogo, Mestre em Educação e Professor de ciências humanas no IF-SC.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS