EFEITO DO ÁCIDO NAFTALENO ACÉTICO (ANA) E DE 6-BENZILAMINOPURINA (BAP) NA MICROPOPAGAÇÃO DE BABOSA (Aloe barbadensis Miller)
Palavras-chave:
Babosa, Metabólitos, MicropropagaçãoResumo
A Aloe barbadensis Miller pertence a família das Lileaceas, amplamente utilizado em diversas áreas como produtos alimentícios, cosméticos e na área da saúde. Os produtos à base de babosa vêm apresentando forte expansão no mercado nacional e internacional.Dessa forma pressupõe a necessidade de incrementos de produtividade que utilize material de plantio de alta qualidade genética e sanitária para atender o mercado. Plantas de babosa (Aloe barbadensis Miller) com 5 cm de comprimento foram coletadas na região de Imbituba – SC e encaminhadas ao Laboratório de produção vegetal da UNISUL em Tubarão – SC. Os explantes foram imersos durante dois minutos em álcool 70% e em seguida no hipoclorito de sódio a 2,5%, mantendo-se em câmera de fluxo laminar sob luz germicida testando-se os tempos: 20; 25; 30 e 35 min. Inoculou-se em meio de Murashige & Skoog, (1962), acrescido de 30 g.L-1 de sacarose, 2,5 g.L-1 de phytagel e pH ajustado a 5,8. Os tempos de 20 e 25 min não apresentaram resultados de isolamento com a sobrevivência de explantes. No tempo de 30 minutos somou-se três explantes isolados. Com base nos resultados o tempo de 30 minutos em imersão no hipoclorito de sódio a 2,5% foi mais indicado para o isolamento de explantes de Aloe barbadensis Miller.Downloads
Publicado
2013-11-27
Edição
Seção
RESUMOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral