FORMAÇÃO HUMANA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS EM TORNO DOS TEXTOS DE MARX

Autores

  • Mariane Rocha Niehues UNESC
  • Vidalcir Ortigara UNESC

Palavras-chave:

Formação Humana. Educação. Trabalho. Marx.

Resumo

Este estudo tem comofinalidade discutir Formação Humana e Trabalho a partir das concepções de Marxe como a educação está presente nessas discussões. Trata-se de uma revisãobibliográfica baseada na literatura especializada através de consultas deartigos científicos por meio de pesquisas em diversas bases de dados. Naperspectiva marxista, o homem é ser que trabalha, que é consciente, livre esocial. A formação humana é observada no processo de objetivação do gênero e avida do sujeito como um ser social, ou seja, o homem é um ser construídosocialmente. O que faz um sujeito é a atividade vital, Marx a define como aasseguradora da sua existência. Para o homem a atividade vital é o trabalho,este é resultado de uma ação consciente, sendo uma práxis. Nos pensamentos marxistas, apenas uma sociedade sempropriedade privada possibilitaria o pleno desenvolvimento do homem. Pode-seconcluir que o processo educativo ajuda a desenvolver as aptidões ontológicas,isto é, a humanização, sendo ela o agente transformador da sociedade econstrutor de um homem consciente e livre.

Biografia do Autor

Mariane Rocha Niehues, UNESC

Mestranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Vidalcir Ortigara, UNESC

Prof. Dr. do Programa de Pós Graduação em Educação, Mestrado em Educação

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS