RELAÇÕES ENTRE GEOMETRIA PROJETIVA E A ARTE NO RENASCIMENTO: O CASO DA PERSPECTIVA
Palavras-chave:
Espaço. Geometria Projetiva. História da Matemática. PerspectivaResumo
O espaço sempre foi objeto de interesse das mais diversas civilizações e intelectuais, entretanto algumas mudanças só são possíveis perante certas condições de mudança. Este trabalho vem debater como foi possível num período de três séculos o mundo ocidental deslocar-se da uma representação de espaço fundamentada em características divinas para um espaço racional, metricamente construído. Para percorrer esse caminho o meio escolhido foi às obras de artes, pois estas são transformadoras e transformadas pelas mudanças na sociedade. Assim, inicia-se o artigo relatando as condições históricas medievais, as relações entre obras de arte e sua representação dos modos de conceber a realidade e como a técnica da perspectiva – elaborada pelos estudos de Bruneslechi – veio transformar estas relações, atingindo condições para a construção dos primórdios da Geometria Projetiva por Desargues. Quanto a metodologia descrevo alguns aspectos referentes à metodologia do projeto de pesquisa como um todo, acreditando que este trabalho não pode ser deslocado dos estudos realizados; a ação metodológica fundamenta-se nos princípios da cultura visual e visualidade, acreditando que o ato de ver em matemática é construído histórica e culturalmente. Como considerações finais e discussão levanto alguns apontamentos sobre o uso da História da Matemática na educação, destituindo algumas abordagens que tomam esse recurso como mais um conteúdo para ser ensinado.Downloads
Publicado
2013-11-29
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral