A DEDUÇÃO DAS FÓRMULAS PARA OS CÁLCULOS DAS ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS A PARTIR DO TANGRAM
Palavras-chave:
Educação Matemática, Tangram, Áreas dos Polígonos.Resumo
A comunidade internacional de Educação Matemática tem chamado a atenção para a renovação das metodologias de ensino em matemática, uma vez que a metodologia tradicional aplicada até hoje nas salas de aula tem se mostrado ineficiente. Segundo o que apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais, é importante para o professor conhecer todas as concepções educacionais existentes, como também, os recursos didáticos, para que o mesmo construa e melhore a sua prática docente. O Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio em parceria com a Prefeitura Municipal de Sombrio – SC desenvolveu um curso de capacitação de professores da rede pública estadual e municipal, no qual, uma das oficinas ofertadas foi baseada na oficina de sequencia didática Tangram, promovida pelo curso de capacitação de docentes e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC –Sombrio, intitulado “O Laboratório de Matemática como Espaço de Inovação Pedagógica”, promovido pelo PROEXT. O objetivo do presente trabalho é relatar como foi o desenvolvimento da oficina ministrada nesse curso de capacitação que utilizou o Tangram para o estudo da dedução das fórmulas que são utilizadas nos cálculos das áreas dos polígonos básicos e mostrar aos docentes que participaram da oficina novas metodologias para que o ensino e aprendizagem da Matemática ocorram de modo mais simples e dinâmico.Downloads
Publicado
2013-11-29
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral