A DEDUÇÃO DAS FÓRMULAS PARA OS CÁLCULOS DAS ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS A PARTIR DO TANGRAM

Autores

  • Elizete Maria Possamai Ribeiro Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio
  • Marleide Coan Cardoso Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio
  • Álvaro Maciel Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tangram, Áreas dos Polígonos.

Resumo

A comunidade internacional de Educação Matemática tem chamado a atenção para a renovação das metodologias de ensino em matemática, uma vez que a metodologia tradicional aplicada até hoje nas salas de aula tem se mostrado ineficiente. Segundo o que apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais, é importante para o professor conhecer todas as concepções educacionais existentes, como também, os recursos didáticos, para que o mesmo construa e melhore a sua prática docente. O Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio em parceria com a Prefeitura Municipal de Sombrio – SC desenvolveu um curso de capacitação de professores da rede pública estadual e municipal, no qual, uma das oficinas ofertadas foi baseada na oficina de sequencia didática Tangram, promovida pelo curso de capacitação de docentes e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC –Sombrio, intitulado “O Laboratório de Matemática como Espaço de Inovação Pedagógica”, promovido pelo PROEXT. O objetivo do presente trabalho é relatar como foi o desenvolvimento da oficina ministrada nesse curso de capacitação que utilizou o Tangram para o estudo da dedução das fórmulas que são utilizadas nos cálculos das áreas dos polígonos básicos e mostrar aos docentes que participaram da oficina novas metodologias para que o ensino e aprendizagem da Matemática ocorram de modo mais simples e dinâmico.

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS