A UTILIZAÇÃO DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Carolina Souza Borges Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Samuel Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Divulgação científica, Biologia dos neurônios

Resumo

Objetivamos com o presente trabalho produzir e utilizar um texto de divulgação científica, verificando a sua importância no ensino de Biologia. Realizamos a presente pesquisa no primeiro semestre de 2013 no Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá com 40 alunos do 1º ano do Curso Integrado em Eletromecânica. Dividimos a pesquisa em dois momentos: produção de um texto de divulgação científica sobre Biologia dos neurônios e a aplicação do mesmo numa aula de Biologia. Inicialmente realizamos uma aula expositiva utilizando o texto produzido como material de apoio. Após separamos os alunos em quatro grupos que tiveram que elaborar um vídeo sobre o tema. O vídeo poderia ser uma paródia, um telejornal, um programa de pergunta e resposta, um talk show, entre outros. Para a coleta dos dados utilizamos um questionário com perguntas relativas a utilização do TDC no ensino de Biologia. Percebemos que TDC auxilia aos alunos entenderem de forma mais eficaz o conteúdo. Talvez isso ocorra pelo fato desse tipo de texto ter uma linguagem mais clara, onde os conceitos são apresentados de forma leve. Assim sendo, é muito importante que o professor de Ciências procure fazer uso desse recurso didático, para que assim o ensino de Biologia possa parecer mais atrativo para os alunos.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS