O ENSINO DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA NO 6o ANO POR MEIO DE EXPERIMENTOS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino básico, ExperimentosResumo
As atividades experimentais são importantes no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos se tornem ativos no processo de ensino e facilitam a formação de sujeitos críticos e autônomos, contribuindo para a aprendizagem científica. Os experimentos permitem relacionar os temas abordados com o cotidiano, tornando a aprendizagem significativa, onde um novo conceito é incorporado a um prévio existente na estrutura cognitiva do aluno. Diante do contexto, objetivou-se utilizar experimentos para auxiliar no ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de Sombrio (SC) no primeiro semestre de 2013, com 18 alunos do 6o ano. O tema Estados físicos da matéria foi abordado em nove aulas, sendo para isso utilizado experimentos nas modalidades didáticas de aula prática e demonstração, conforme Krasilchik (2012). Os dados foram anotados em um diário de campo para posterior análise. Os alunos se mostraram bastante participativos durante a realização dos experimentos. Além disso, essa atividade facilitou a compreensão dos fenômenos relacionados aos estados físicos da matéria, ficando evidente pelo fato de a maioria ter respondido corretamente aos questionamentos. Isso pode ter ocorrido pelo fato dos experimentos terem sido realizados considerando o cotidiano, partindo assim do conhecimento prévio existente na estrutura cognitiva dos alunos. Ficou claro que os experimentos auxiliam e tornam os alunos participativos e ativos no ensino de Ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral