O ENSINO DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA NO 6o ANO POR MEIO DE EXPERIMENTOS

Autores

  • Leciani Eufrásio Coelho Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá/ Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá/Professor do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino básico, Experimentos

Resumo

As atividades experimentais são importantes no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos se tornem ativos no processo de ensino e facilitam a formação de sujeitos críticos e autônomos, contribuindo para a aprendizagem científica. Os experimentos permitem relacionar os temas abordados com o cotidiano, tornando a aprendizagem significativa, onde um novo conceito é incorporado a um prévio existente na estrutura cognitiva do aluno. Diante do contexto, objetivou-se utilizar experimentos para auxiliar no ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de Sombrio (SC) no primeiro semestre de 2013, com 18 alunos do 6o ano. O tema Estados físicos da matéria foi abordado em nove aulas, sendo para isso utilizado experimentos nas modalidades didáticas de aula prática e demonstração, conforme Krasilchik (2012). Os dados foram anotados em um diário de campo para posterior análise. Os alunos se mostraram bastante participativos durante a realização dos experimentos. Além disso, essa atividade facilitou a compreensão dos fenômenos relacionados aos estados físicos da matéria, ficando evidente pelo fato de a maioria ter respondido corretamente aos questionamentos. Isso pode ter ocorrido pelo fato dos experimentos terem sido realizados considerando o cotidiano, partindo assim do conhecimento prévio existente na estrutura cognitiva dos alunos. Ficou claro que os experimentos auxiliam e tornam os alunos participativos e ativos no ensino de Ciências.

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Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS