A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO VAI À ESCOLA E PERGUNTA: AFINAL QUE É EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO?”

Autores

  • Rosana Silva de Moura UFSC/CED/EED
  • Janaína Gorete Moreira de Bitencourt UFSC/CED/Curso Pedagogia
  • Patrícia de Souza UFSC/CED/Curso Pedagogia
  • Thais dos Santos Silva UFSC/CED/Curso Pedagogia

Palavras-chave:

educação, filosofia, extensão

Resumo

Este projeto de extensão intitulado A filosofia da educação vai à escola e pergunta: afinal que é educação/formação? vinculou-se à Universidade Federal de Santa Catarina através do Programa de Apoio Às Ações de Extensão/PROEXTENSÃO, no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, com a participação de alunas regularmente matriculadas no Curso de Pedagogia desta Universidade (sendo duas bolsistas e uma voluntária). O Projeto teve por objetivo reunir através de laboratórios em filosofia da educação os territórios da educação básica e da educação universitária. A metodologia de trabalho supervisionado promoveu debates em escolas públicas de ensino médio, no município de Florianópolis, para pensar sentidos para a educação a partir do horizonte da filosofia da educação. Para isto, contamos com reuniões, encontros de leituras e planejamento da agenda da atuação nas escolas. No desenvolver do Projeto, além de discutirmos nas escolas questões de filosofia da educação orientadas por um referencial teórico previamente elegido, também avaliamos fragilidades e riquezas da relação entre a Universidade e o ensino básico. Nesse sentido, a atividade de extensão fortaleceu nossa formação acadêmica, bem como aproximou teoria e prática tendo em vista a realidade escolar e desmistificou a filosofia como uma disciplina escolar considerada extremamente difícil.

Biografia do Autor

Rosana Silva de Moura, UFSC/CED/EED

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS