Juventudes e experiências participativas na escola
o que as/os estudantes têm a nos dizer?
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3606Palabras clave:
Juventudes, Participação Estudantil, Oficinas FormativasResumen
O presente trabalho materializa os dados auferidos por meio de oficinas formativas/emancipatórias com o foco em discutir experiências participativas vivenciadas por estudantes inseridos em escolas públicas. As oficinas abordadas são ações de um projeto maior chamado “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes, desenvolvido por um grupo de pesquisa e extensão de uma Faculdade de Educação situada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Em se tratando das oficinas formativas/emancipatórias, essas serviram para estabelecer uma maior aproximação da Faculdade de Educação e a realidade das escolas, bem como proporcionar o debate sobre as juventudes presentes na escola, partindo de suas realidades, com o foco na participação dos estudantes. Foram angariados dados que agregam elementos sobre os significados construídos pelos estudantes em relação às experiências vivenciadas na instituição e suas inquietações quanto às possibilidades de participação na escola.
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