Juventudes e experiências participativas na escola
o que as/os estudantes têm a nos dizer?
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3606Keywords:
Juventudes, Participação Estudantil, Oficinas FormativasAbstract
O presente trabalho materializa os dados auferidos por meio de oficinas formativas/emancipatórias com o foco em discutir experiências participativas vivenciadas por estudantes inseridos em escolas públicas. As oficinas abordadas são ações de um projeto maior chamado “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes, desenvolvido por um grupo de pesquisa e extensão de uma Faculdade de Educação situada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Em se tratando das oficinas formativas/emancipatórias, essas serviram para estabelecer uma maior aproximação da Faculdade de Educação e a realidade das escolas, bem como proporcionar o debate sobre as juventudes presentes na escola, partindo de suas realidades, com o foco na participação dos estudantes. Foram angariados dados que agregam elementos sobre os significados construídos pelos estudantes em relação às experiências vivenciadas na instituição e suas inquietações quanto às possibilidades de participação na escola.
References
ARROYO, Miguel. Passageiros da Noite. Petrópolis: Vozes, 2017.
BOCCIA, Margarete Bertolo; DABUL, Marie Rose. Competências necessárias à equipe gestora. In. BOCCIA, Margarete Bertolo; DABUL, Marie Rose; LACERDA, Sandra da Costa (Orgs.). Gestão Escolar em destaque. Jundiaí: paco Editorial, 2013.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Saber e Ensinar. Campinas: Papirus, 1986.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CAMPOS, Antônia; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Márcio. Escolas em Luta. São Paulo: Veneta, 2016.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In. DAYRELL, Juarez (orgs.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, p. 1105-1128, 2007.
DAYRELL, Juarez. Por uma Pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.
FERREIRA, Priscylla Ramalho Dias; OLIVEIRA, Sebastião Everton de. Juventude e Participação Política. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 5ª edição. Ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder. São Paulo: Cortez, 2003.
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Edital nº 1/2023 Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG – PAEX/UEMG. Belo Horizonte, MG: Coordenadoria de Bolsas de Extensão e Registro, 2023.
HURTADO, Carlos Nuñez. Educar para transformar, transformar para educar. Petrópolis: Vozes, 1992.
MARTINS, Francisco André Silva. A Voz do Estudante na Educação Pública: um estudo sobre participação de jovens por meio do grêmio estudantil. São Carlos: Editora De Castro, 2022.
MARTINS, Francisco André Silva; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, 2013.
MARTINS, Francisco André Silva; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e participação na escola: Disputas e relações no cotidiano escolar: Juventude e participação na escola. Revista Latino-Americana de Desenvolvimento , [S. l.] , v. 4, n. 1, 2022.
MARTINS, Francisco André Silva; SOUSA, Cirlene Cristina. Conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis: educação freireana em tempos de estado necrófilo. Revista Educação Popular. Uberlândia, v. 21, n. 3, 2022.
MARTINS, Francisco André Silva; SOUSA, Cirlene Cristina; SOUZA, Liliane. Escrevivências das juventudes negras e LGBTQIA+: fontes educativas para reinventar escolas e docências. Revista Diversidade e Educação. v. 9, n. 2021.
MOURA, Eliana; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, 2014.
OLIVEIRA, Igor; HERMONT, Catherine. Juventude e Participação Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
SOARES, Cássia Baldini et. al. Oficinas emancipatórias como instrumento de formação em saúde coletiva para o cuidado da família. Revista Investigação qualitativa em Saúde. [S.l.], v. 1, 2019.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel; DAYRELL, Juarez. A juventude vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VIEIRA, E; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino? O quê? Por quê? Como?. 4. Ed. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.