“Brinquedoteca itinerante: diversão, ensino e aprendizagem nas escolas do município de Salvaterra” como espaço de formação extensiva na universidade

Autores/as

  • Ana Cristina da Silva Santos Universidade do Estado do Pará
  • Ronilson Freitas de Souza Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2020079-822972

Palabras clave:

Extensão Universitária. Atividade Pedagógica Itinerante. Educação Básica. Ilha de Marajó.

Resumen

Este relato aborda a aplicação de atividades pedagógicas itinerantes, cujo objetivo é contribuir para a aprendizagem de alunos de escolas municipais. A metodologia empregada no projeto foi a pesquisa-ação, tendo como etapas: quebra-gelo; contação de história; atividades com jogos didáticos. Os resultados alcançados destacam que as ações desenvolvidas oportunizaram uma aprendizagem diferenciada baseada em atividades lúdicas, que ajudaram a ampliar a capacidade de construir sentido e significado para os conteúdos curriculares.

 

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n13.p79-82.2972


Biografía del autor/a

Ana Cristina da Silva Santos, Universidade do Estado do Pará

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2016). Pós-Graduação em Educação Especial (cursando) pela Universidade da Amazônia, Pós-Graduação em Ciência de Dados (cursando). Bibliotecária da Universidade do Estado do Pará, campus XIX - Salvaterra. Responsável desde o ano de 2018 pelo Projeto de Extensão Brinquedoteca Itinerante: diversão, ensino e aprendizagem nas escolas de Salvaterra/PA, da Universidade do Estado do Pará, campus XIX - Salvaterra. Participante no Projeto de extensão Ciência Itinerante no Marajó-Pará, da Universidade do Estado do Pará, campus XIX - Salvaterra. Tem experiência na área de Ciência da Informação e na área de Arquivologia, além de possuir conhecimentos relevantes nas área administrativa.

Publicado

2021-03-13 — Actualizado el 2021-10-08

Versiones

Cómo citar

Santos, A. C. da S., & Souza, R. F. de. (2021). “Brinquedoteca itinerante: diversão, ensino e aprendizagem nas escolas do município de Salvaterra” como espaço de formação extensiva na universidade. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (13), 79–82. https://doi.org/10.35700/ca2020079-822972 (Original work published 13 de marzo de 2021)

Número

Sección

Relatos de Experiência