O módulo como prática pedagógica no Colégio de Aplicação João XXIII: possibilidades para educar geográfica e historicamente
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1813Palabras clave:
Módulo. Prática pedagógica. Ensino de Geografia e História.Resumen
O objetivo deste texto é discutir possibilidades e limites de práticas pedagógicas realizadas em um Colégio de Aplicação. Tais práticas têm sido objeto de investigação sistematizada, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores. As múltiplas linguagens são defendidas como escolhas possíveis para a compreensão dos conhecimentos geográficos e históricos, sendo a literatura a escolhida para sustentar os argumentos ora apresentados. A partir de análises realizadas, à luz da metodologia da pesquisa narrativa, com base nas interações discursivas das crianças, de forma longitudinal, a pesquisa vem constatando que as práticas realizadas no módulo possibilitam a reflexão sobre conceitos oriundos dessas áreas do conhecimento a partir das experiências lúdicas que podem ser vivenciadas nesse tipo de metodologia.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p81-90.1813
Archivos adicionales
- Livros Literários (Português (Brasil))
- Peteca de jornal produzida com base no livro Brincadeiras de todos os tempos (Português (Brasil))
- Texto produzido ao final do módulo do 3º ano (Português (Brasil))
- Dia do jogo preferido (Português (Brasil))
- O MÓDULO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII: POSSIBILIDADES PARA EDUCAR GEOGRÁFICA E HISTORICAMENTE (Português (Brasil))
Publicado
Versiones
- 2021-10-15 (2)
- 2016-02-17 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.