Informática básica e apoio pedagógico para menores de uma casa-lar em Videira/SC
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1784Palabras clave:
Deficiência Intelectual. Tecnologias Assistivas. Inclusão da Pessoa com DeficiênciaResumen
Este artigo pretende refletir sobre a relação entre a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na escola regular e a educação inclusiva e, também, como esta última vem contribuindo com a aprendizagem de pessoas com a necessidade em foco neste artigo. Por outro lado, investiga e defende as tecnologias assistivas como recursos e possibilidades para o êxito na aprendizagem por estudantes que necessitam de condição especial para compreender e assimilar o conhecimento trabalhado no ambiente escolar. Desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico contextualizando a questão da educação inclusiva do deficiente intelectual na escola regular, seguida de uma pesquisa empírica qualitativa, que lançou mão da observação assistemática para obter resultados que contribuíssem com as práticas favoráveis da mediação e do emprego das tecnologias assistivas. O desenvolvimento de recursos e tecnologias assistivas para deficientes intelectuais no interior do espaço acadêmico deve contribuir com a viabilização da aprendizagem dos alunos atendidos dentro da Instituição e na comunidade externa de um Campus de um Instituto Federal Brasileiro.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p129-132.1784
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- 2021-10-15 (2)
- 2016-02-17 (1)
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