Programa Atividade Curricular de Extensão: Apoio técnico aos pescadores do manejo comunitário de pirarucu (Arapaima gigas) realizado em lagos de várzea na Ilha da Paciência, Iranduba - Amazonas

Authors

  • Chiara Lubich Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros, Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-2216-0542
  • Flávia Siqueira-Souza Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-8723-8956
  • Gisellen Mc Comb Laboratório de Ecologia Pesqueira, Universidade Federal do Amazonas
  • Marcela Silva Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3614

Keywords:

Co-manejo, conhecimento tradicional, recursos pesqueiros

Abstract

 O manejo comunitário do pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822) tem se mostrado uma estratégia eficiente para a conservação da espécie no estado do Amazonas. O objetivo deste trabalho foi realizar e propor através de projetos de extensão (PACEs), ações de educação ambiental para crianças e capacitação dos pescadores da comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Ilha da Paciência, Iranduba – Amazonas, a fim de contribuir com o fortalecimento da cadeia produtiva do manejo do pirarucu. Através do Programa Atividade Curricular de Extensão – PACEs foram aprovados: o PACE - Pescando Conhecimento: A arte de Aprender e Ensinar, realizado em 2016, e o PACE – Apoio Técnico a pescadores do manejo do pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822), realizado em 2017. A oficina de educação ambiental com as crianças foi realizada por meio de atividades lúdicas, enquanto que as palestras e minicursos foram realizados por meio de aulas expositivas, explicativas e práticas. Ao total foram realizadas seis (6) atividades com os moradores da comunidade: (1) oficina de educação ambiental; (2) palestras e (3) minicursos. Como resultado das atividades realizadas houve a troca de conhecimento tradicional e científico entre os membros envolvidos, feito este que possibilitou a melhoria e o fortalecimento da cadeia produtiva do manejo do pirarucu Arapaima gigas na comunidade Nossa Senhora de Fátima (Ilha da Paciência), no município de Iranduba – Amazonas.

Author Biographies

Chiara Lubich, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros na Universidade Federal do Amazonas – PPGCARP/UFAM.

Flávia Siqueira-Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências Pesqueiras nos Trópicos e Docente da Universidade Federal do Amazonas -
UFAM.

Gisellen Mc Comb, Laboratório de Ecologia Pesqueira, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Biologia de Água Doce e Pesca Interior – INPA.

Marcela Silva, Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ

Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ

References

BERTOLDI, Anderson; BINDER, Iara Maitê Campestrini. Educação científica para crianças por meio da contação de histórias: relato de uma experiência na Educação Infantil. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, p. 127-132, 2021.

CASTELLO, Leandro. Lateral migration of Arapaima gigas in floodplains of the Amazon. Ecology of Freshwater Fish, 17(1), 38-46, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1600-0633.2007.00255.x

FREITAS, Carolina Tavares; ESPÍRITO-SANTO, Helder Mateus; CAMPOS-SILVA, João Vitor; PERES, Carlos Augusto; LOPES, Priscila Fabiana. Resource co-management as a step towards gender equity in fisheries. Ecological Economics, 176, 106709, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2020.106709

FROESE, Rainer; PAULY, Daniel. Editores. FishBase. Publicação eletrônica na World Wide Web. www.fishbase.org, versão (06/2021). Disponível em: https://www.fishbase.se/search.php. Acesso em: 01 set. 2021.

GONÇALVES, Ana Cláudia Torres. Manejo sustentável de pirarucu: resultados e perspectivas. In: GONÇALVES, Ana Cláudia Torres; CUNHA, João Batista; BATISTA, Jonas da Silva (Eds). O gigante da Amazônico: manejo sustentável de pirarucu. Tefé, Amazonas: IDSM, 2018.

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Instrução Normativa Ibama Nº 34, de 18 de junho de 2004. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Instrucao_normativa/2004/in_ibama_34_2004_normasgeraisparaoexerciciodapescadopirarucunaregiao_n.pdf>. Acesso em: 02 set. 2021.

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Instrução Normativa Ibama-AM Nº 01, de 01 de junho de 2005. Disponível em: < https://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Instrucao_normativa/2005/in_ibama_01_2005_am_regulamenta_pesca_pirarucu_am.pdf>. Acesso em: 02 set. 2021.

JACOBI, Cristina Mariana; VILLAMARÍN, Francisco; CAMPOS‐SILVA, João Vitor; JARDINE, Timothy; MAGNUSSON, William Ernest. Feeding of Arapaima sp.: integrating stomach contents and local ecological knowledge. Journal of fish biology, 97(1), 265-272, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/jfb.14372

QUEIROZ, Helder Lima. A reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá. Estudos avançados, 19, 183-203, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142005000200011

QUEIROZ, Helder Lima; SARDINHA, A. D. A preservação e o uso sustentado dos pirarucus (Arapaima gigas, Osteoglossidae) em Mamirauá. In: QUEIROZ, Helder Lima; CRAMPTON, William Gareth Richard (Org.). Estratégias para manejo dos recursos pesqueiros em Mamirauá. Brasília: Sociedade Civil Mamiruá. 1999.

QUEIROZ, Helder Lima. 2000. Natural history and conservation of pirarucu, 'Arapaima gigas', at the Amazonian Várzea: red giants in muddy waters. Trabalho de Conclusão de Curso (Tese de Doutorado em Filosofia). St Andrews: Universidade de St Andrews, 2000.

SOUZA, Paula Clarissa. A extensão é indissociável da pesquisa-Entrevista com Miriam Grossi. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, v. 16, p. 1-9, 2022.

Published

2023-12-06

How to Cite

Lubich, C., Siqueira-Souza, F. ., Mc Comb, G. ., & Silva, M. (2023). Programa Atividade Curricular de Extensão: Apoio técnico aos pescadores do manejo comunitário de pirarucu (Arapaima gigas) realizado em lagos de várzea na Ilha da Paciência, Iranduba - Amazonas. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–11. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3614

Issue

Section

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios

Most read articles by the same author(s)