Operações ANAFÓRICAS em textos de alunos COM DIFICULDADES de aprendizagem em relação ao SISTEMA DE ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20170026-362033Keywords:
Estratégias de referenciação. Anáfora direta e indireta. Dificuldades de aprendizagem.Abstract
This paper aims to identify, describe and analyze anaphoric operations presents in texts of 6th grade students of Elementary School, with learning difficulties, produced for the Learning Evaluation in Process, applied by the São Paulo Secretary of Education. The research is based on the theoretical contributions of Koch (2006); Marcuschi (2005); Cavalcante (2003); Apothéloz (2003) and Mondada, Dubois (2003). Although the analyzed texts show limitations about student’s linguistics knowledge, they evidence that pupils operate social and cognitively through direct and indirect anaphors. The results indicate the urgency of a teaching that sees the language as a social practice, cognitive, historically situated and not an autonomous system of fixed rules to be followed.
Downloads
Published
Versions
- 2021-10-13 (2)
- 2017-08-01 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.