Juventudes e experiências participativas na escola

o que as/os estudantes têm a nos dizer?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3606

Palavras-chave:

Juventudes, Participação Estudantil, Oficinas Formativas

Resumo

O presente trabalho materializa os dados auferidos por meio de oficinas formativas/emancipatórias com o foco em discutir experiências participativas vivenciadas por estudantes inseridos em escolas públicas. As oficinas abordadas são ações de um projeto maior chamado “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes, desenvolvido por um grupo de pesquisa e extensão de uma Faculdade de Educação situada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Em se tratando das oficinas formativas/emancipatórias, essas serviram para estabelecer uma maior aproximação da Faculdade de Educação e a realidade das escolas, bem como proporcionar o debate sobre as juventudes presentes na escola, partindo de suas realidades, com o foco na participação dos estudantes. Foram angariados dados que agregam elementos sobre os significados construídos pelos estudantes em relação às experiências vivenciadas na instituição e suas inquietações quanto às possibilidades de participação na escola.  

 

Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins Martins, Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana - Faculdade de Educação - UEMG

Professor efetivo da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação e Formação Humana da UEMG. Doutor em Educação pela FaE-UFMG (2016). Coordenador do Observatório das Juventudes FaE-UEMG. Coordenador do projeto de extensão “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes. Bolsista PAEX edital 01/2023. E-mail: francisco.martins@uemg.br.

Júlia Carla Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

 Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG.  Membro do Observatório das Juventudes da UEMG. Bolsista PAEX edital 01/2023 no projeto de extensão “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes. E-mail: julia.0294718@discente.uemg.br

Herbert Câmara Nick, Universidade do Estado de Minas Gerais

 Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG.  Membro do Observatório das Juventudes da UEMG. Atua como voluntário no projeto de extensão “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes. E-mail: herbert.0294473@discente.uemg.br

Nathália Rodrigues de Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG.  Membro do Observatório das Juventudes da UEMG. Atua como voluntário no projeto de extensão “Cola Comigo!”: trocando ideias com as juventudes. E-mail: nathalia.0293491@discente.uemg.br

Referências

ARROYO, Miguel. Passageiros da Noite. Petrópolis: Vozes, 2017.

BOCCIA, Margarete Bertolo; DABUL, Marie Rose. Competências necessárias à equipe gestora. In. BOCCIA, Margarete Bertolo; DABUL, Marie Rose; LACERDA, Sandra da Costa (Orgs.). Gestão Escolar em destaque. Jundiaí: paco Editorial, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Saber e Ensinar. Campinas: Papirus, 1986.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1991.

CAMPOS, Antônia; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Márcio. Escolas em Luta. São Paulo: Veneta, 2016.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In. DAYRELL, Juarez (orgs.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, p. 1105-1128, 2007.

DAYRELL, Juarez. Por uma Pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.

FERREIRA, Priscylla Ramalho Dias; OLIVEIRA, Sebastião Everton de. Juventude e Participação Política. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 5ª edição. Ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GADOTTI, Moacir. Educação e Poder. São Paulo: Cortez, 2003.

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Edital nº 1/2023 Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG – PAEX/UEMG. Belo Horizonte, MG: Coordenadoria de Bolsas de Extensão e Registro, 2023.

HURTADO, Carlos Nuñez. Educar para transformar, transformar para educar. Petrópolis: Vozes, 1992.

MARTINS, Francisco André Silva. A Voz do Estudante na Educação Pública: um estudo sobre participação de jovens por meio do grêmio estudantil. São Carlos: Editora De Castro, 2022.

MARTINS, Francisco André Silva; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, 2013.

MARTINS, Francisco André Silva; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e participação na escola: Disputas e relações no cotidiano escolar: Juventude e participação na escola. Revista Latino-Americana de Desenvolvimento , [S. l.] , v. 4, n. 1, 2022.

MARTINS, Francisco André Silva; SOUSA, Cirlene Cristina. Conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis: educação freireana em tempos de estado necrófilo. Revista Educação Popular. Uberlândia, v. 21, n. 3, 2022.

MARTINS, Francisco André Silva; SOUSA, Cirlene Cristina; SOUZA, Liliane. Escrevivências das juventudes negras e LGBTQIA+: fontes educativas para reinventar escolas e docências. Revista Diversidade e Educação. v. 9, n. 2021.

MOURA, Eliana; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, 2014.

OLIVEIRA, Igor; HERMONT, Catherine. Juventude e Participação Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

SOARES, Cássia Baldini et. al. Oficinas emancipatórias como instrumento de formação em saúde coletiva para o cuidado da família. Revista Investigação qualitativa em Saúde. [S.l.], v. 1, 2019.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel; DAYRELL, Juarez. A juventude vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VIEIRA, E; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino? O quê? Por quê? Como?. 4. Ed. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2002.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Martins, F. A. S. M., Silva, J. C. ., Nick, H. C. ., & Lima, N. R. de. (2024). Juventudes e experiências participativas na escola: o que as/os estudantes têm a nos dizer? . Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–26. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3606