Ações do Laboratório de Viticultura e Enologia da UDESC Lages no desenvolvimento da vitivinicultura de altitude de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20170713-202200Palavras-chave:
Extensão universitária. Vinhos de altitude. Conhecimento técnico-científico. Desenvolvimento regional.Resumo
O objetivo desse trabalho foi descrever as atividades relacionadas à extensão universitária realizada através do Laboratório de Enologia da Universidade do Estado de Santa Catarina - Lages. As atividades descritas no trabalho seguem a premissa de possuir um cunho científico em conjunto com ações de extensão, que visam divulgar os resultados obtidos através das pesquisas realizadas pela instituição, bem como a prestação de serviços a produtores de uva na região de altitude do planalto sul catarinense. Verifica-se desde a inauguração d Laboratório de Enologia uma crescente no número de projetos de graduação e pós-graduação. Em quatro anos de atividades foram onze artigos científicos publicados em periódicos, onze trabalhos completos, dez resumos expandidos, trinta e sete resumos simples publicados em anais de eventos científicos, vinte textos em jornais e dez cursos de capacitação realizados pelos acadêmicos envolvidos n Laboratório de Enologia. Desde a safra 2013 foram vinificadas 11.308 kg de uvas, sendo 52% desse total destinados à pesquisa científica e 48% destinados a extensão rural, atendendo nesse período 16 produtores rurais da região do planalto catarinense. Esses dados confirmam a importância d Laboratório de Enologia na prestação de serviços aos produtores da região, fornecendo dados científicos para o melhor manejo dos vinhedos, formação acadêmica de pós-graduandos e graduandos, qualificação de viticultores, além da elaboração de vinhos para os produtores que não possuem estrutura de vinificação.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n7.p13-20.2200
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2021-10-13 (2)
- 2018-03-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.