Operações anafóricas em textos de alunos com dificuldades de aprendizagem em relação ao sistema de escrita
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20170026-362033Palavras-chave:
Estratégias de referenciação. Anáfora direta e indireta. Dificuldades de aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivos identificar, descrever e analisar operações anafóricas em textos de alunos de 6º ano do ensino fundamental produzidos para a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), aplicada pela Secretaria de Educação de São Paulo. Neste trabalho, ancoramo-nos nas contribuições teóricas de Koch (2006); Marcuschi (2005); Cavalcante (2003); Apothéloz (2003); Mondada & Dubois (2003). Inicialmente, abordamos as estratégias de referenciação, a seguir, tratamos das anáforas diretas e indiretas e, por fim, apresentamos uma proposta de análise em dois textos de alunos com dificuldades de aprendizagem sobre o sistema de escrita. Destacamos os textos analisados evidenciam do uso de anáforas diretas e indiretas e, além disso, sinalizam que os alunos utilizam conhecimentos cognitivos, de mundo e linguísticos para direcionar a produção textual, embora os textos manifestem severos problemas relativos ao sistema de escrita.
PALAVRAS-CHAVE
Estratégias de referenciação. Anáfora direta e indireta. Dificuldades de aprendizagem.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n6.p26-36.2033
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-13 (2)
- 2017-08-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.