SUJEITOS EM CONTEXTO DE EXCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL: DIALOGIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS LETRAMENTOS
Palavras-chave:
Letramentos, EJA, Educação InclusivaResumo
Este trabalho pretende transversalizar duas pesquisas com intuito de refletir sobre as variáveis discursivas e textuais que se mostram nas relações intramuros escolares e constituem os letramentos de distintos sujeitos que sofreram processos de exclusão escolar e social. Nesta transversalidade pretende-se, a partir de análise bakhtiniana e vygotskyana, analisar situações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas em uma turma (classe de alfabetização) da Educação de Jovens e Adultos e o processo de inclusão de um sujeito com diagnóstico de Síndrome do Autismo na rede regular de ensino. As situações apresentadas fazem parte dos dados e análises coletados nas pesquisas de Aguiar (2009) e Kern (2005). Objetiva-se aprofundar a análise bakhtiniana sobre os gêneros discursivos e sobre processos dialógicos presentes em ambas as experiências de pesquisa e que revelam as formas de minimização dos processos escolarizados de sujeitos em situação de exclusão escolar e social, nos quais, a aproximação dos estudos se evidencia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).