DESCONSTRUINDO DICOTOMIAS: A ARTICULAÇÃO DE SABERES NA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
Palavras-chave:
EJA, escolarização, alfabetização.Resumo
Tendo como pressuposto a centralidade da escolarização em nossa sociedade (FLEURI, 2003; LAHIRE, 2006; UNESCO, 2009), tomada como via para o compartilhamento de saberes, práticas sociais e produções culturais valorizadas, a distribuição de oportunidades para acessar e permanecer neste processo é marcada por uma grande disparidade. Tal quadro agudizase quando nos referimos ao campo da educação de pessoas jovens e adultas (EPJA), seja pela demanda potencial por esta modalidade, seja pela necessidade de criar respostas educativas articuladas a outras políticas sociais e educativas,viáveis à permanência e compatíveis aos interesses e às necessidades dos sujeitos envolvidos. Este trabalho aborda indicações fundadas nos Estudos do Letramento (STREET, 2008; KLEIMAN, 1995; KALMAN, 2004) a fim de contribuir com a meta de integrar plenamente grupos destituídos de seus direitos educativos por meio dos processos de escolarização e alfabetização, orientados por uma perspectiva emancipatória e sensivelmente cultural.Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).