A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
SUCESSOS E DESAFIOS
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos / EJA Ciências, EJA Biologia/ EJA Ciências e BiologiaResumo
Este artigo teve como objetivo identificar pesquisas sobre práticas pedagógicas de sucessos e os principais desafios encontrados para o ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após o resgate histórico da construção educacional, social e política da EJA, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho quali-quantitativo a fim de mapear publicações que pudessem apontar características específicas das práticas de ensino em Biologia na EJA. Este estudo dedicou-se às produções levantadas entre os anos de 2010-2020. Foram identificados 98 artigos dos quais apenas 30 foram selecionados para análise de dados, pois se encaixam no escopo deste estudo. As análises realizadas apontaram que os maiores desafios encontrados pelos professores de Biologia são: desenvolver modelos pedagógicos diferenciados que identifiquem a diversidade desse público e suas especificidades referentes às diferentes faixas etárias, perfis e situações de vida dos educandos. Outrossim, é possível inferir que o caminho para o sucesso no desenvolvimento dessas práticas deve priorizar a voz dos alunos em seus currículos; despertar nos educandos a sua autotransformação em cidadãos críticos e reflexivos; dar condições necessárias para o aluno compreender o espaço escolar como um ambiente de trocas de experiências e saberes em Ciências que contribuem para a sua melhoria de vida e também da sociedade.
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