ANÁLISE DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: PERSPECTIVA E RESILIÊNCIA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, EJA, Educação de Mudanças ClimáticasResumo
Devido ao ímpeto transformador da humanidade, as mudanças climáticas são um reflexo de magnitude planetária. Portanto, o objetivo deste estudo é inserir e avaliar a educação de mudanças climáticas (EMC) na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho analisa a aprendizagem EMC por meio de projetos que buscam soluções na realidade dos alunos dessa modalidade, que apresentam vulnerabilidade, falta de oportunidades e, muitas vezes, necessitam recomeçar seus estudos. A metodologia de pesquisa se deu na forma de um seminário distribuído durante um semestre, no qual os alunos se aprofundaram em mudanças climáticas e seus efeitos. A EMC, por meio de projetos, demonstrou ser uma excelente abordagem pedagógica no ensino desse tema complexo e relativamente novo a esse público.
Palavras-chave: Ensino de mudanças climáticas. EJA. Desenvolvimento sustentável.
Publicado
Versões
- 2021-12-02 (3)
- 2021-11-25 (2)
- 2021-11-24 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).