PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES ( FTESM)

Autores

  • Maria Veronica Rodrigues da Fonseca Fundação Técnico Educacional Souza Marques
  • Viviane Bastos
  • Bárbara Terra Nova

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Formação Docente. Relação Ensino-Pesquisa-Extensão. Curso de Pedagogia.

Resumo

Este artigo original tem por objetivo geral analisar a percepção de licenciandos do Curso de Pedagogia, que participaram de um projeto de extensão no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, desenvolvido sob a coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir da análise de relatórios mensais produzidos pelos licenciandos que atuaram como monitores no projeto. No processo de análise, foram consideradas as seguintes categorias: planejamento educacional; relação entre teoria e prática; e metodologias didáticas para a EJA. Os dados encontrados permitiram compreender que os licenciandos do curso de Pedagogia construíram uma percepção sobre a prática pedagógica na EJA como envolta em responsabilidade social e política. As experiências vivenciadas no cotidiano escolar, por todos que integraram o projeto, permitiram a compreensão da realidade e linguagem dos educandos jovens e adultos, resultando na construção de um plano de trabalho coeso, sobre o qual se refletia constantemente, e que produziu aprendizagens significativas para todos.

Biografia do Autor

Maria Veronica Rodrigues da Fonseca, Fundação Técnico Educacional Souza Marques

Profa Universitaria - Doutora em Educação

Referências

ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela M. A Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EDUCERE, 7. Anais... Curitiba, PUCPR, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22753_10167.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.

ARROYO, Miguel. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo. Alfabetização de jovens e adultos. Qual autoestima? Revista Brasileira de Educação, v. 20, n.60, p.143-165, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478-rbedu-20-60-0143.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2018.

BARRETO, J. C. Educação na visão de Paulo Freire. São Paulo: Vereda - Centro de Estudos em Educação, 1986.

BRASIL. Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 2 nov. 2018.

BRASIL. Lei º 13005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de educação e dá outras providências. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 2 nov. 2018.

BUFFON, Patrícia; OLIVEIRA, Marcia M. D. O ensino de ciências na educação de jovens e adultos: o olhar dos discentes sobre as estratégias de ensino e a importância de estudar ciências. SEMINÁRIO DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO: desafios da EJA na contemporaneidade. Anais… Caxias do Sul: EDUCS, 2013.

COUTINHO, Raissa; CARLOS, Erenildo. Currículo, Charge e EJA: conexões discursivas. Educação em foco, Ano 17, n. 24, p. 255-275, dez. 2014. Disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/419/424>. Acesso em: 12 mar. 2017.

DI PIERRO, Maria Clara; JÓIA, Orlando; RIBEIRO, Vera M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, p.59-77, nov. 2001.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1989.
GOMES, André Taschetto; GARCIA, Isabel Krey. Aprendizagem significativa na EJA: uma análise da evolução conceitual a partir de uma intervenção didática com a temática energia. Investigações em Ensino de Ciências, v.19(2), p. 289-321, 2014. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/81/56>. Acesso em: 31 out. 2018.

HADDAD, Sérgio. Novos caminhos da educação de Jovens e Adultos – EJA. São Paulo: Ação Educativa/FAFESP, 2007.


HERNANDES, Fernando. A organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MACEDO, Sandra Nogueira. Formação de professores e a educação de jovens e adultos: uma reflexão da realidade na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo. 2010. Disponível em: <http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/145/Texto.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 5 mar. 2018.

MACHADO, Maria Margarida. Formação de professores para EJA - Uma perspectiva de mudança Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 161-174, jan./dez. 2008. Disponível em: <http://www.cnte.org.br/images/stories/2012/revista_retratosdaescola_02_03_2008_formacao_de_professores.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

MOURA, Kátia Regina C. A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades. Rio de Janeiro: WAK, 2015.

PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan de. A Epistemologia Genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, n. 2 , p. 22-35, 2009. Disponível em: <http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74473316/A%20EPISTEMOLOGIA%20GENETICA.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1973.

RIBEIRO, Vera Masagão; VÓVIO, Claudia Lemos; MOURA Mayra Patrícia. Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 49-70, dez. 2002. Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13931.pdf. >. Acesso em: 1 nov. 2018.

SILVEIRA, Denise Nascimento; ANJOS, Rosalina Vieira dos. Aprendizagem significativa na Educação de Jovens e Adultos: as possibilidades da modelagem matemática. CIBEM, 7, Montevidéu, 2013. Disponível em <https://semur.edu.uy/cibem.org/7/actas/pdfs/1014.pdf>. Acesso em: 15 set. 2018.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000.

TAVARES, Romero. Aprendizagem Significativa. Conceitos, Jul./2003-Jun./2004. Disponível em: <http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2004AprendizagemSignificativaConceitos.pdf> Acesso em: 2 nov. 2018.

UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos: lições da prática. Brasília: 2008. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2018.
VALADARES, Jorge. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v.1(1), p. 36-57, 2011. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID4/v1_n1_a2011.pdf. >. Acesso em: 3 dez. 2018.

VÓVIO, Cláudia Lemos; KLEIMAN, Angela B. Letramento e Alfabetização de pessoas jovens e adultas: Um balanço da produção científica. Caderno Cedes, Campinas,v. 33, n.90, p.177–196, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ceeedes/v333n90/a02v33n90.pdf>. Acesso em: 7 set. 2015.

ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357/1424>. Acesso em: 9 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES