O QUE ENSINAR E PORQUE ENSINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LUGAR DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA EJA
Palavras-chave:
Bases epistemológicas, Conhecimento, CurrículoResumo
Neste artigo, privilegia-se discutir o lugar do conhecimento no processo de escolarização da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, propõe-se um possível diálogo epistemológico, por meio de ensaio filosófico, entre Freire (2007) e Young (2010, 2011), a respeito “do que ensinar” e “porque ensinar” na EJA. Tal diálogo propõe compreender a disputa epistemológica de conhecimento, balizada pelas diversas concepções de educação que vêm fundamentando o currículo nessa modalidade de ensino a partir dos organismos multilaterais, pois, tal disputa vem resultando numa estratégia política, social e econômica de ressignificação do lugar da escolarização na EJA.Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).