A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ARTES NO CURSO PROEJA EM ELETROMECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Arte-Educação. Ensino de Artes. PROEJA.Resumo
Este artigo tem como temática a inclusão da disciplina de artes no Curso de PROEJA em Eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os principais autores e documentos que contribuíram para o processo da pesquisa foram: Barbosa (2005), Ferraz e Fusari (1995), Santa Catarina (1998) e Brasil (2002). Tem-se como objetivo geral: conceituar arte e avaliar as possibilidades da sua inclusão no Curso de PROEJA em Eletromecânica do IFSC, de modo a dialogar com a realidade e os sentidos dados pelos educandos. A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo que foram utilizados como técnica de pesquisa o inquérito por questionário e análise bibliográfica. Por meio dessa pesquisa pode-se constatar que a inclusão da disciplina de artes poderá contribuir no desenvolvimento criativo e prático de cada educando, possibilitando a integração das demais disciplinas. Os educandos, de modo geral, percebem a importância da inclusão da disciplina de artes no currículo do Curso de PROEJA em Eletromecânica, bem como afirmam que a arte já está presente de maneira diluída em algumas unidades curriculares.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).