A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO (PROEJA) EM MEIO AMBIENTE: CONQUISTAS E DESAFIOS EM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Palabras clave:
EJA/PROEJA, Questões Ambientais, Práticas Educativas.Resumen
Este trabalho trata de práticas educativas significativas com estudantes do Ensino Médio do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que estudam na Escola Estadual de Uberlândia – MG, na modalidade Educação Profissional Integrada à Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos (PROEJA – Meio Ambiente). O objetivo desta pesquisa é apresentar as nossas experiências sobre as conquistas e desafios em aprendizagens significativas com os estudantes. A metodologia utilizada está baseada no Modelo Andragógico. Durante as diversas atividades, ficou evidente que os procedimentos de ensino-aprendizagem, dependendo de quem está com os estudantes, aprisionam, adestram e/ou libertam dentro ou fora das escolas. As conquistas e os desafios são sobre o que, por que e como se ensina, o que se deveria ensinar e o que precisa ser ensinado sobre questões ambientais. Conclui-se que não se pode ignorar o caráter ideológico dos conteúdos, o grau de dificuldades de aprendizagens, que podem ser ressignificados por meio do Modelo Andragógico.
Palavras-chave: EJA/PROEJA. Questões Ambientais. Práticas Educativas.
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