SUBJETIVIDADES DO VIR A SER DOCENTE EM UMA PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR (PECC) DO IFFAR: A DOCÊNCIA NA EJA – EPT (PROEJA)
Palabras clave:
Licenciatura. Formação Inicial de Professores. Práticas Profissionais.Resumen
Neste texto, abordamos uma das práticas profissionais dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química de um Instituto Federal. O objetivo é mapear, por meio de Cartografia, diferentes movimentos de compreensões em escritas de sujeitos em vir a ser docente sobre ou a partir de sua experiência em uma Prática enquanto Componente Curricular (PeCC), voltada à Educação Profissional na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Entendendo a experiência enquanto experimentação, três linhas cartográficas foram identificadas: postura de recusa à concepção tradicional de currículo; reconhecimento de especificidades dos processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos no contexto da educação profissional; e dificuldade de reconhecer e anunciar a teoria que subsidia o pensar uma proposta pedagógica. Subjetivamente, em cada uma das escritas, desvelamos ditos que mostram o desejo de lidar diferentemente com as formas já conhecidas de docência na EJA – EPT (PROEJA).
Palavras-chaves: Licenciatura. Formação Inicial de Professores. Práticas Profissionais.
Publicado
Versiones
- 2022-02-08 (4)
- 2021-12-31 (3)
- 2021-12-31 (2)
- 2021-12-30 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 EJA em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).