REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO INTEGRADO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO PROEJA
Palabras clave:
Prática docente, Dialogicidade, Currículo Integrado, ProejaResumen
A experiência aqui relatada foi vivenciada no Instituto Federal Farroupilha no Curso Técnico em Cozinha Integrado ao Ensino Médio – Modalidade Proeja – com docentes das disciplinas profissionalizantes e de Matemática. Trata-se de uma pesquisa realizada no âmbito do mestrado Profissional em Rede (ProfEPT), com o objetivo geral de promover momentos de reflexões sobre o currículo integrado e as estratégias de desenvolvimento de práticas educacionais integradas no Proeja. Investigamos, junto aos professores, concepções de “currículo integrado” e “práticas educacionais integradas” desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos. Os dados foram coletados através de entrevistas e nos diálogos construídos nos encontros de formação docente, em que obtivemos informações a respeito da prática docente constituída sob a perspectiva do currículo integrado, dificuldades para a construção do ensino e da aprendizagem de forma interdisciplinar e as práticas educacionais desenvolvidas. Os encontros possibilitaram debates e reflexões sobre formas de planejamento e necessidades de uma maior articulação entre áreas e conhecimentos. Evidenciou-se a necessidade de construção coletiva do planejamento e a promoção da docência compartilhada, levando em consideração a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade.
Palavras-chave: Prática docente. Dialogicidade. Currículo Integrado. Proeja.
Citas
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v.3, nº 3, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em 27 Fev 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas Pedagógicas e ensino integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.
FURTADO, Eliane Dayse Pontes. LIMA, Kátia Regina Rodrigues. EJA, Trabalho e Educação na Formação Profissional: possibilidades e limites. In: EJA e Educação Profissional. Educação & Realidade – Porto Alegre. v.35, n.1.p.1-328 jan/abr./2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11025. Acesso em 03 Jan 2019.
MARASCHIN, Mariglei Severo. Trabalho pedagógico na educação profissional: o Proeja entre disputas, políticas e experiências. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOLL, Jaqueline. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Jaqueline Moll e colaboradores, Porto Alegre, Artmed, 2010.
KUENZER, Acácia Zeneida (org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
OLIVEIRA, Edna Castro. Eja e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no PROEJA. Edna Castro de Oliveira; Antônio Henrique Pinto; Maria José de Resende Ferreira. Brasília: Liber Livro, 2012, p.374.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. In: O Ensino Médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implantação na Rede Pública Estadual do Paraná. Curitiba, SEED/PR: 2008.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. revista e ampliada. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 149-166, julho/set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104 40602017000300149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 06 jan. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EJA em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).