EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palabras clave:
Educação de usuários de biblioteca, Educação de jovens e adultos, Biblioteca escolar.Resumen
Este texto é um relato de experiência baseado na aplicação de projeto elaborado para a Biblioteca Emília Bustamante, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo é apresentar os resultados da implementação do projeto de educação de usuários denominado “Biblioteca: aqui pode!”, após pesquisa com alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem quantitativa. A execução do projeto mostrou que alunos de diferentes faixas etárias, mediante informações e estratégias apropriadas, passam a usar, compreender melhor e aderir adequadamente às normas e condições de uso e funcionamento da biblioteca. A pesquisa ainda revela que o projeto colaborou para mostrar que aquele não é um espaço restrito e de difícil acesso, mas sim de inclusão e integração.
Palavras-chave: Educação de usuários de biblioteca. Educação de jovens e adultos. Biblioteca escolar.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: 2015 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
AZEVEDO, A. L.; DUARTE, A. F. L. Biblioteca: aqui pode!. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2018. p. 1523-1532. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708. Acesso em: 3 jun. 2019.
BELLUZZO, R. C. B.; MACEDO, N. D. Da educação de usuários ao treinamento do bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 78-111, jan./dez. 1990.
BEZERRA, J. E. E. A importância do ato de ler dos alunos da EJA. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 109-115, 2009.
GOMES, R. R. et al. Educar para preservar: o lúdico como estratégia de conscientização no processo de preservação da memória documental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 7-10 jul. 2013, Florianópolis/SC. Disponível em: https://anaiscbbd.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/1580/1581. Acesso em: 5 dez. 2018.
LA TAILLE, Y. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 2001.
MARTINS, A. L. et al. Preservando o saber educando o usuário: a experiência do Sistema de Bibliotecas da UFC. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS – BRASIL, 2., 17-22 out. 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_232.pdf. Acesso em: 11 dez. 2018.
MONSANI, D. Educação de usuários utilizando a gamificação: pesquisa-ação em uma biblioteca do Instituto Federal Catarinense. 2016. 228f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
MOREIRA, A. L. V.; COUTINHO, P. C. Criação de fotografia para campanha: campanha do silêncio para biblioteca. In: INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO/PRÊMIO EXPOCOM – EXPOSIÇÃO DA PESQUISA EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO, 28., 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/expocom/EX24-0779-1.pdf. Acesso em: 2 dez. 2018.
OLIVEIRA, S. F. J. A contribuição dos esforços de educação de usuário para a formação dos usuários de informação tecnológica. São Paulo: UDESC/SC, 2000. Disponível em: http://www.geocities.ws/biblioestudantes/texto_03.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.
QUEIROZ, A. M. C. A biblioteca, uma organização sociocultural e instrumento a serviço da educação e cidadania. 2006. 53f. Monografia (Especialização em Metodologia da Educação Superior) – Faculdade Batista Brasileira, Salvador, 2006.
SANTIAGO, S. M. N.; NETTO, C. X. A. Educação de usuários: um estudo junto ao sistema integrado de bibliotecas da UFPE. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 246-68, jul./dez. 2012.
SOUSA, L. D.; CANCELA, L. B.; MACHADO, M. C. A leitura e a literatura na EJA: formação de leitores. Ícone: Revista de Letras da UEG, São Luís de Montes Belos, v. 17, n. 1, p. 17-26, maio 2017.
SILVA, C. A. M. G. et al. Um estudo sobre a importância da educação de usuários como serviço em bibliotecas universitárias: o caso da biblioteca da UFC – Campus Cariri em Juazeiro do Norte – CE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/issue/view/119. Acesso em: 5 dez. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EJA em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).