PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MARANHÃO: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Palabras clave:
PROEJA. Currículo. Professores.Resumen
O presente artigo objetiva discutir as publicações que tratam sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Maranhão (PROEJA). Trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico. A localização das dissertações foi feita por meio da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT), na qual foram encontradas 8 (oito) dissertações sobre o tema, publicadas entre os anos de 2012 e 2017. Para análise das publicações, foram levados em consideração critérios como locais de produção dos estudos e os níveis e modalidades de ensino. Para melhor entendimento da temática foram construídas três categorias, sendo elas: um olhar sobre a formação de professores do PROEJA, currículo e políticas públicas. Essas categorias possibilitam uma visualização dos temas mais abordados e também as lacunas de estudos quanto ao PROEJA. Os resultados da revisão mostram que 75% dos trabalhos foram publicados por universidades do Maranhão; constatou-se a presença recorrente de temáticas já debatidas na educação de jovens e adultos, como, por exemplo, formação profissional específica e aperfeiçoamento ao longo da vida dos discentes. Percebeu-se ainda algumas continuidades como a ausência de formação de professores especificamente para a modalidade da EJA, adequação curricular às necessidades dos discentes e assistência estudantil.
Palavras-chave: PROEJA. Análise de Produção Científica. Estado do Maranhão.
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