OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIANTE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Avaliação. Avaliação na EJA. Desafios docentesResumen
Esta investigação encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos e consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como vêm se dando no campo educacional as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais dessa modalidade. De abordagem qualitativa, este estudo usou como instrumento de organização de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos docentes, dentre eles, a falta de material didático específico como, por exemplo, livro didático e atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos educandos; a dificuldade do professor em desconstruir as representações de escola tradicional que os alunos trazem para a sala de aula e, por fim, a dificuldade do ofício docente, que vai muito além do domínio de conteúdos e conhecimentos pedagógicos. A conclusão da investigação indica a necessidade de ampliação das discussões em torno da avaliação na EJA.
Citas
BARCELOS, V. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
ESTEVES, M. M. A análise de conteúdo. In: LIMA, J. A. ; PACHECO, J. A. (orgs). Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006.
GUIMARÃES, A.; MARTINS, M. Práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos no Município de Mariana: refletindo sobre a atuação do professor em classes multisseriadas. Mariana. 2014. Monografia. Universidade Federal de Ouro Preto, 2014.
HOFFMAN, J. Avaliação: mito e desafio, uma perspectiva construtivista. 9. ed. Porto Alegre: Educação e Realidade Revistas e Livros, 1993.
JARDILINO, J.; ARAÚJO, R. M. B. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção Docência em Formação).
LIMA, J. Ética na investigação. In: LIMA, J. A.; PACHECO, J. A. (orgs.). Fazer investigação: contributo para elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem, componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).