POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO DOS IMPASSES DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES DA EJA

Autores/as

  • Ruan Carlos dos Santos UNIAVAN/ Docente e Tutor no Curso de Graduação em Administração SED-SC/ Professor de Filosofia e Sociologia no EJA UNIVALI/ Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração http://orcid.org/0000-0001-7396-8774
  • Katia Santos SED-SC/ Professora de Ciências Sociais e Biologia SED-SC/ Coordenadora das UD's do Vale do Itajaí SME-TIJUCAS-SC/ Professora de Biologia

Palabras clave:

Gestão escolar. Educação de Jovens e Adultos. Escolarização.

Resumen

Esta pesquisa, que busca aprofundar os estudos sobre a  Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo geral identificar os principais impasses e desafios vivenciados pelos professores dessa modalidade de educação em um contexto educativo. Em termos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso e, como modalidades secundárias, a pesquisa documental, que propiciou a análise do Projeto Político-pedagógico, Regimento Escolar e Plano Curricular, bem como a bibliográfica, constituída a partir da leitura de artigos e teses sobre o assunto; a de campo, que comportou o uso de entrevistas estruturadas destinadas aos docentes e questionários direcionados aos discentes, com observação participante. A pesquisa foi  realizada de abril de 2018 a fevereiro de 2019 nas Unidades Descentralizadas (UD’s) do Vale do Rio Tijucas da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina que atende o Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano) da EJA nos três turnos do dia. Os resultados indicam que há déficit na capacitação docente; falta de material didático específico para os alunos da EJA; evasão de alunos e necessidade de adaptar os documentos norteadores do trabalho pedagógico às especificidades do público atendido. Conclui-se que a gestão da Educação de Jovens e Adultos necessita de maior atenção no que tange às questões básicas da educação, exige a efetivação da gestão democrática e metodologia de ensino diferenciada, para garantir melhor qualidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos.


Biografía del autor/a

Ruan Carlos dos Santos, UNIAVAN/ Docente e Tutor no Curso de Graduação em Administração SED-SC/ Professor de Filosofia e Sociologia no EJA UNIVALI/ Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI.
Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL
Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Katia Santos, SED-SC/ Professora de Ciências Sociais e Biologia SED-SC/ Coordenadora das UD's do Vale do Itajaí SME-TIJUCAS-SC/ Professora de Biologia

Graduada e Licenciatura em Ciências Biológicas, UNIASSELVI, Especializando em Gestão Escolar, UNIASSELVI.

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Publicado

2020-07-13

Número

Sección

GESTÃO