OFICINA IN(TER)VENÇÕES: DISCUTINDO VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Jocelito Zalla Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maíra Suertegaray Rossato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Katiuci Pavei Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Estudos de gênero, currículo, Educação de Jovens e Adultos

Resumen

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um currículo integrado de Ciências Humanas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível Médio, a partir da temática das relações de gênero. Uma equipe de professores da área ofereceu, no segundo semestre de 2018, uma oficina eletiva para estudantes de EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS, chamada “In(ter)venções”. Seu título pretende indicar a metodologia de ensino-aprendizagem adotada: a partir de dados da realidade histórica e social brasileira, submetidos a conceitos de área, tais como “violência de gênero” e “dominação masculina”, promoveram-se discussões coletivas, seguidas da produção de intervenções criativas (invenções) no espaço escolar, a fim de divulgar as descobertas do grupo e promover a discussão na comunidade mais ampla. Os resultados do processo revelam uma tomada de consciência coletiva a respeito de discursos e práticas que engendram discriminação e violência contra mulheres e populações LGBTI.

Biografía del autor/a

Jocelito Zalla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Colégio de Aplicação da UFRGS. Pesquisador do Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE/UFRGS).

Maíra Suertegaray Rossato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Katiuci Pavei, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Colégio de Aplicação da UFRGS.

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Publicado

2019-06-18

Número

Sección

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS