FATORES QUE CAUSAM EVASÃO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS EM ITUMBIARA
Palabras clave:
Evasão em curso EJA. Fatores Internos e Externos. Curso Técnico em Agroindústria.Resumen
O texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como temática central a evasão escolar em um curso que é ofertado na modalidade da educação de jovens e adultos. O objetivo geral da pesquisa foi compreender quais fatores são responsáveis pela evasão de alunos do curso Técnico Integrado em Agroindústria do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Goiás no Câmpus Itumbiara. A pesquisa pautou-se numa abordagem quantitativa e qualitativa que associou o estudo bibliográfico e documental e a aplicação de um questionário semiestruturado para alunos matriculados e evadidos, e também para professores do curso analisado. O estudo possibilitou a compreensão sobre a existência de vários fatores responsáveis pela evasão nesse curso, os quais estão associados a motivações internas e externas à instituição. Destaca-se problemas relacionados às questões pessoais, profissionais, como também, questões relacionadas às dificuldades no processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade de educação. Dentre as conclusões tem-se que a evasão escolar no curso analisado ainda continua sendo um sério desafio a ser enfrentado pela instituição, embora ela venha realizando ações de modo a minimizar esse problema nesse e em outros cursos ofertados.
Citas
ALMEIDA, S. F. C et al. Teoria e Pesquisa Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares acerca das Dificuldades de Aprendizagem. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo. v.19, n. 1, p.117-134, Jan/abr. 1995.
ARROYO, M.G. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, Ester et al. Educação e cidadania. Quem educa o cidadão? 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
AZEVEDO, F. V. M. Causas e consequências da evasão escolar no ensino de jovens e adultos na escola municipal “Expedito Alves”. In: XII CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO. 2013, São Paulo. Anais [...]. PUC. São Paulo. 2013. p. 34-35. Disponível em: http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a4_v2. Acesso em: 11 mar. 2018.
BRANDÃO, Z. O estado da arte da pesquisa sobre evasão e repetência no ensino de 1º grau no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 64, n. 147, p. 38-69, maio/agos. 1983.
FRANÇA, L. A.L. Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Pará de Minas, MG, 2015. Disponível em: http://fapam.web797.kinghost.net/admin/monografiasnupe/arquivos/18072016193025. Acesso em: 13 mar. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36.ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, H. B.; ROAZZI, A.; ROAZZI, M. M. O nível de escolaridade dos pais interfere na permanência dos filhos na escola? Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. v. 2. n. 1, p. 35-40. Fev. 2015. Disponível em: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/viewFile/reipe.2015.2.1.721/pdf_4. Acesso em: 27 jun. 2018.
FREITAS, K.S. Educação e Cidadania: política, gestão, e prática Educacionais.
In: SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL. 10, 2007. Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP. 2007.
GATTI, B.A. Estudos quantitativos em educação. Revista Educ. Pesquisa. Porto Alegre. v.30, n.1, p.11-30. abr. 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007: Aspectos Complementares da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pnad_eja.pdf. Acesso em: 12 dez. 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Guia de Cursos: Técnico Integrado em Agroindústria na Modalidade de Jovens e Adultos/2018. Itumbiara, 2018. Disponível em : http://cursos.ifg.edu.br/info/tecint-eja/eja-agroindustria/CP-ITU. Acesso em: 12 jun. 2018.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agroindústria na Modalidade de Jovens e Adultos, PPC. Itumbiara, GO: IFG, 2013.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Plano Estratégico Local de Permanência e Êxito, Itumbiara, GO: IFG, 2016.
JUSTO, L. N. M. Evasão com os alunos do ensino médio na modalidade EJA na escola estadual Leôncio Pereira Gomes. 2010. Monografia (Especialização em Educação Profissional e Integrada de Jovens e Adultos, PROEJA) - Instituto Federal de Ciências e Educação Fluminense, Campos dos Goytacazes-RJ, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MACHADO. M. M.; RODRIGUES. M. E. A EJA na próxima década e a prática pedagógica do docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 383-395, jul,/dez.2014.
MARCONATTO, L. J. A Evasão Escolar no Curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul - SC. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2009.
MOREIRA, N. A. Construção da Identidade Profissional de Professores no Contexto do PROEJA: formação, concepções de prática pedagógica e saberes docentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
MOREIRA, P. R. Evasão Escolar nos Cursos Técnicos do PROEJA na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
PEREIRA, J. V. O PROEJA no Instituto Federal Goiano: um estudo sobre os fatores de acesso e permanência na escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
RÊGO, M. S; LIMA, M. G. S. B. L. Formação técnica em agropecuária na modalidade proeja no Colégio Agrícola de Teresinha e inserção no mercado de Trabalho. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL. EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. 2012. São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: UFSE. 2012. p. 34-45. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_03/PDF/22.pdf. Acesso em: 22 mar. 2018.
SALBERGO. J. As relações interpessoais como alternativa para redução da evasão na EJA: um desafio ao professor gestor. 2011. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. 2011. Disponível em: http://twixar.me/ZMh3. Acesso em: 28 fev. 2018.
SANTOS, V. P. Didática: Métodos e Patrícias de Ensino na Educação de Jovens e Adultos. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 10, n. 2, dez.2011. Disponível em: http://twixar.me/hMh3. Acesso em: 28 mar. 2018.
SILVA, M. R. Causas e Consequências da evasão escolar na Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida. 2011. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Aberta do Brasil. Bananeiras, 2011. Disponível em: http://twixar.me/YNh3. Acesso em: 6 jan. 2018.
SILVA, W. R. Análise dos Fatores da Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Simão Lutz Kossobutzki. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de Brasília. Palmas, TO, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).