DIDÁTICA DA LEITURA NA EJA: O QUE AINDA REVELAM AS PRÁTICAS ESCOLARES?

Autores/as

  • Monyque Kelly Moura Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Didática. Leitura. Educação de Jovens e Adultos.

Resumen

O artigo tem por objetivo discorrer sobre a didática da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e sua implicação na formação do sujeito leitor, com base em eventos de leituras observados em contexto escolar. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso (YIN, 2010). Os resultados mostraram que, nos encaminhamentos didáticos adotados pela professora, os textos selecionados foram lidos, pelos alunos, a partir da mediação das mesmas estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Didaticamente, a professora demonstrou dificuldade em encaminhar práticas de leitura mais significativas e emancipatórias (FREIRE, 1987; 1989; 1996), de modo que em alguns eventos de aula, escolheu e propôs a leitura de textos que se distanciaram dos textos que circulam nas práticas sociais dos alunos.

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Publicado

2018-12-21

Número

Sección

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS