RELAÇÕES DE GÊNERO NA EJA: INTERVENÇÕES COLABORATIVAS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Relações de gênero. Itinerário colaborativo.

Resumen

O presente estudo insere-se no campo das relações de gênero com a Educação de Jovens e Adultos. Analisar as possibilidades de construção da temática gênero em conjunto com a EJA é objetivo da pesquisa. O locus do estudo foi uma escola municipal com a colaboração dos discentes e o docente da turma de EJA. A finalidade do estudo foi o de compartilhar espaços dialógicos da temática; optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e de metodologia de inspiração colaborativa. Como estratégia para produção de dados, realizou-se uma sessão coletiva de diálogo com os princípios da colaboração e da pesquisa-formação.O estudo demonstra possibilidades formativas da temática na escola; espaços dialógicos viabilizaram desvelar nos dizeres dos/as partícipes suas relações familiares, domésticas e profissionais literalmente conectadas a temática. Conclui-se que, em colaboração com os sujeitos da EJA, foram provocadas sensações que fazem refletir sobre a pertinência e a essência formativa da temática.

Biografía del autor/a

Naiara de Oliveira Rosa Oliveira Rosa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Educação (MPEJA/UNEB), graduada em Tecnologia de Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI, 2013), graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2014), Especialista em Meio ambiente e sustentabilidade. Tem experiência de coordenação na área educacional em processos administrativos e acadêmicos. Realiza pesquisas na área de Formação de Professores de Biologia com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade, Relações de gênero, Questões Sociocientíficas para o Ensino de Ciências/Biologia e mobilização de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais em intervenções de ações pedagógicas de cunho colaborativo.

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Publicado

2018-12-21

Número

Sección

CURRÍCULO