A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR PARA A MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL
Palabras clave:
Educação em Direitos Humanos. Direito à Educação. Educação de Jovens e Adultos.Resumen
O objetivo desta análise documental é retratar a temática da Educação em Direitos Humanos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Ao realizar o levantamento da legislação e documentos oficiais produzidos pelo Governo Federal, por meio da análise documental, o artigo visa apresentar a relação da Educação em Direitos Humanos e a modalidade EJA no Brasil. Dessa forma, o levantamento documental e bibliográfico foram as bases metodológicas para a construção desta pesquisa. O corpus do levantamento documental foi constituído pelas seguintes legislações: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); Constituição Federal (1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2000); Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007); Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (2012) e Caderno de Educação em Direitos Humanos (2013). Este artigo compreende a Educação em Direitos Humanos na modalidade EJA como uma possibilidade de garantia do direito à educação para as pessoas jovens, adultas e idosas, que não concluíram os seus estudos na idade regular de escolarização.
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Casa Civil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 13 nov. 2018.
. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 13 nov. 2018.
. Parecer CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. 2000. Disponível em: <http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/parecer_CNE_CEB_11_2000.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2018.
. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. 2007. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2191-plano-nacional-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 13 nov.2018.
. Resolução nº 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação 2012. Disponível em: <http://mobile.cnte.org.br:8080/legislacao-externo/rest/lei/93/pdf>. Acesso em: 13 nov. 2018.
. Caderno de Educação em Direitos Humanos: Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 13 nov. 2018.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2018.
FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. A Educação em Direitos Humanos: desafios para a escola contemporânea. Caderno Cedes, Campinas, v. 30, n. 81, p. 233-249, mai./ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622010000200008&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 13 nov. 2018.
FURTADO, Viviane Ferreira; NASCIMENTO, Fabiana Leal. A Educação de Jovens e Adultos no Panorama da Garantia do Direito. Itinerarius Refletionis - Revista Eletrônica da Graduação/Pós-Graduação em Educação UFG/REJ, v.13, n. 1, 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/38399/22656 >. Acesso em: 13 nov. 2018.
GADOTTI, Moacir. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. ( Cadernos de Formação, 4).
HADDAD, Sérgio. A Educação de Pessoas Jovens e Adultas e a Nova LDB. In.: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares que se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.
MAFRA, Andressa Luiza de Souza. O direito à educação para os sujeitos da modalidade EJA no município de Campinas- SP: análise dos programas educacionais da FUMEC no período de 2013 a 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2017. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/330898/1/Mafra_AndressaLuizaDeSouza_M.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).