ALTERNATIVA SEMIPRESENCIAL DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NO CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS DE NITERÓI (1976-1986)
Palabras clave:
História da Educação. Centro de Estudos Supletivos de Niterói. Modelo semipresencial. Ensino Individualizado.Resumen
Sob a perspectiva da História da Educação, o objetivo desta pesquisa é analisar o processo de criação, organização e funcionamento do Centro de Estudos Supletivos (CES) de Niterói/RJ, em seu primeiro decênio (1976-1986), como modelo semipresencial, no ensino de 1º Grau, para pessoas acima de dezoito anos. Este projeto de âmbito nacional foi criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1973. A metodologia para a construção do objeto de pesquisa foi a micro-história de Revel (2010), por ser considerada colaboradora para a captação da história por outro jogo de escala. Como fontes de pesquisa foi utilizado o acervo documental do CES de Niterói, a normatização e documentos oficiais e publicações do Jornal O Fluminense. O referencial teórico tem base em Cunha (1991), Patto (1990), Pinto (1993), Fausto (1994), Hobsbawm (1998), Bourdieu (2001), entre outros. Os resultados apontam a relevância desse espaço para o encaminhamento dos alunos naquele período, porém ressalta-se os problemas que impedem uma qualidade efetiva na educação.
Citas
ANDRELO, Roseane et al. A utilização do rádio na Educação à Distância (EAD): o Projeto Minerva e o movimento de educação de base. IN: JORNADA CIENTÍFICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, 1, 2009, São Paulo. Anais... A pesquisa em Comunicação: tendências e desafios. São Paulo, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Os excluídos do Interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (org.). Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2001, p. 217-227.
BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Novas Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm>. Acesso em: 15 set. 2015.
CASTRO, Carmen Lucia Lavaquial Veloso de. Avaliação de Competência e Necessidade de Treinamento para a função de Orientador de Aprendizagem: o caso do Centro de Estudos Supletivos do Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro (CES-IERJ). 1989. 117 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Escola Brasileira de Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, 1989.
NITERÓI. CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS DE NITERÓI, Acervo. Fichas de cadastro, de inscrição e de empréstimo de módulos; livros de atas de reuniões, de matrículas e de concluintes do 1º Grau. (1976-1993). Niterói: CES, [199?].
CUNHA, Luiz Antônio. Roda-Viva. In: CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de (orgs.). O Golpe na Educação. 7.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. p. 35-90. (Brasil os anos de Autoritrismo).
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1994.
HOBSBAWM, Eric J. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
O FLUMINENSE. Niterói, 1976.
________. Niterói, 1979.
________. Niterói, 1983.
________. Niterói, 1984.
MAFRA, Mario Sérgio. Conhecendo um Centro de Estudos Supletivos. 2. ed. Brasília: MEC/SEPS, 1979/1980.
MELLO, Maria Inês Sarmet Moreira Smiderle. Centro de Estudos Supletivos de Niterói: Proposta de Reformulação de Currículo. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1982. 162 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos Avançados em Educação. Disponível em:<https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9211>. Acesso em: 10 out. 2017.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990. (Biblioteca de psicologia e psicanálise, v. 6).
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 8. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1993.
PRETI, Oreste. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: ________. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD, EdUFMT, 1996, p. 25-32.
REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, 2010.
SILVA, Eurides Brito da. A Teoria e a Realidade da Educação Básica. In: SOUZA, Paulo Nathanael P. de. SILVA, Eurides Brito (orgs.). Educação: Escola – Trabalho. São Paulo: Pioneira, 1984, p. 65-84.
SUCUPIRA, Newton. O conceito de Educação de Adultos. In.: SOUZA, Paulo Nathanael P. de.; SILVA, Eurides Brito (orgs.). Educação: Escola – Trabalho. São Paulo: Pioneira, 1984, p. 85-108.
VARGAS, Sonia Maria de. A Atuação do Departamento de Ensino Supletivo de MEC no Período 1973 – 79. 1984. 118p. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1984.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).