A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA EJA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Sita Mara Lopes Sant' Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Juliana Flores e Flores Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Palabras clave:

Educação Popular. Educação de Jovens e Adultos. Modalidade EJA.

Resumen

Este artigo objetiva refletir se a Educação Popular – EP faz-se presente numa prática escolar desenvolvida na disciplina de Estágio Curricular III, como obrigatória, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A questão que mobiliza essa reflexão visa saber se é possível localizar aspectos ou características da Educação Popular presentes em uma prática escolarizada na EJA. Do ponto de vista metodológico, é importante salientar que a prática pedagógica desenvolvida foi orientada por referenciais da EJA e que, somente após o desenvolvimento dessa docência, aprofundou-se levantamento bibliográfico sobre a Educação Popular, a partir dos estudos de Vale (2001), Barbosa (2012) e Gadotti (1984). Como resultados, destaca-se uma relação muito próxima entre EP e a EJA, demonstrando ser possível a Educação Popular na escola pública, mesmo em situação “diferenciada” de estágio curricular.

Biografía del autor/a

Sita Mara Lopes Sant' Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Porto Alegre. Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED/UERGS. Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Juliana Flores e Flores, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS, na Unidade em São Francisco de Paula

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Publicado

2018-07-19

Número

Sección

CURRÍCULO