PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores/as

  • Andrezza Meyer UFSC
  • Carlos Eduardo Martins UFSC
  • Ivanir Ribeiro IFSC Campus Continente
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin UFSC

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Pós-Graduação Stricto Sensu. Pesquisas em EJA.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o levantamento das dissertações e teses produzidas, entre 2000 e 2015, na linha de pesquisa Ensino e Formação de Formadores(EFE), do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para obtenção dos dados, utilizamos o site do PPGE e o Pergamum da Biblioteca Universitária, ambos da UFSC. A pesquisa possibilita evidenciar o panorama atual sobre as pesquisas em EJA, nesse programa: quais são os temas mais pesquisados e aqueles que demandam investigação; os períodos de lacunas das pesquisas; quais professores/pesquisadores tem se dedicado ao tema; os autores recorrentes que embasam os estudos e as metodologias adotadas. Como resultado, observamos que mesmo havendo um aumento significativo das pesquisas em EJA nos últimos anos, faz-se se necessário ampliar esse campo de investigação na linha de pesquisa ensino e formação de educadores da UFSC.

Biografía del autor/a

Andrezza Meyer, UFSC

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (2015). Faz mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de Ensino e Formação de Educadores. Inegrante do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – EPEJA

Carlos Eduardo Martins, UFSC

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela UNINTER. Mestrando em Educação na UFSC. Professor da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - EPEJA.

Ivanir Ribeiro, IFSC Campus Continente

Graduada em Psicologia e Licenciatura pela UNIVALI, com Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pelo IFSC. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2010-2012). Doutorando em educação pela UFSC.  Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - EPEJA.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, UFSC

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC e já atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. Compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Coordena o projeto de pesquisa FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA.

Citas

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Publicado

2018-07-19

Número

Sección

CURRÍCULO