A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO CENTRAL DO PARANÁ
Palabras clave:
Alfabetização, Paraná Alfabetizado, Educação de Jovens e Adultos.Resumen
Este artigo realiza uma breve análise do programa “Paraná Alfabetizado” na região central do estado do Paraná. O programa concentra-se em atender a jovens e adultos que, por algum motivo, não foram alfabetizados na idade adequada. Para isso, a pesquisa fundamenta-se em autores como Strelhow (2010), Gadotti (2009), Freire (2005), Souza (2007; 2012) e Silva (2013). Primeiramente, apresenta uma breve revisão bibliográfica, apontando programas de alfabetização de adultos no Brasil, a partir de meados do século XX. Em seguida, traz dados de uma pesquisa exploratória, em movimento, referente a municípios da região central do Paraná. Por fim, conclui o trabalho e evidencia a necessidade da criação de políticas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos e/ou a ampliação de projetos já existentes, que visam à superação do analfabetismo na região.
Citas
______. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília: MEC, 1996.
______. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de Julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Brasília, 2000.
______. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: UNESCO, 2001.
______. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
______. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FRIEDRICH, Márcia. BENITE, Anna M. Canavarro. BENITE, Cláudio R. Machado. PEREIRA, Viviane Soares. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1989.
GADOTTI, Moacir. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009.
NATH, Margarete Aparecida. Alfabetização de jovens e adultos em Cascavel: uma história em Construção. Cascavel, 2004.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento da Diversidade - Coordenação de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. Programa Paraná Alfabetizado. Curitiba: SEED-PR, 2009.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Secretaria Estadual de Educação – SEED. Curitiba, 2006.
SILVA, Evandro Anderson. As políticas públicas na educação de jovens e adultos a partir do Programa Paraná Alfabetizado (2004-2012). 1985. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2013.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Ibpex, 2007.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).