Currículo e formação de professores para Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Liliane Sant'Anna de Souza Maria Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e UFF
  • Helena Amaral da Fontoura Faculdade de Formação de Professores da UERJ(PPGEDU/FFP UERJ)

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores. Currículo.

Resumen

Este artigo visa analisar se o currículo do curso Normalao oferecer a disciplina Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos amplia a discussão para a atuação docente em EJA. Utilizou a entrevista semiestruturada, a partir das histórias de formação de treze estudantes do curso Normal do último ano de formação, distribuídos em quatro eixos temáticos:1. tempo dedicado à disciplina de EJA; 2. aulas de EJA e de prática pedagógica e iniciação à pesquisa, 3. experiências nos estágios da EJA; 4. como se veem atuando na EJA. Discute leis e história da formação docente em EJA, possibilidades para a docência e currículo na formação docente em EJA. Por fim, aponta as narrativas como possibilidade para a formação docente em EJA.

Biografía del autor/a

Liliane Sant'Anna de Souza Maria, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e UFF

Docente da Pós Graduação a distancia em EJA pela UFF ( Nuec-uff)

Docente do Curso Normal ministrando a Disciplina de EJA

Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Helena Amaral da Fontoura, Faculdade de Formação de Professores da UERJ(PPGEDU/FFP UERJ)

Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-12-21

Número

Sección

CURRÍCULO