Formação dos formadores: saberes, experiências e memória

Autores/as

  • Rosa Aparecida Pinheiro Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR

Palabras clave:

Formação de educadores. Pensamento freiriano. Memória

Resumen

Ao pensarmos a formação de educadores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o fazemos a partir de nossas experiências como formadoras institucionais – na reflexão sobre nosso saber experiencial, com embasamento em princípios freireanos, que se constroem na ação educativa e na autorreflexão. Referenciados por autores deste campo e nos depoimentos do grupo formador, tratamos dos papeis sociais dos formadores e educadores, na interface da formação acadêmica com seu espaço junto às comunidades de pertencimento. Nesse processo constitutivo, consideramos a inter-relação de saberes e como estes se organizam em um planejamento curricular para formação de educadores de jovens e adultos. Em nossas pesquisas, percebemos que o educador deste campo, no geral, teve sua formação ainda nos modelos tradicionais da organização escolar e preceitos positivistas. No projeto curricular, em contraponto, como elemento central, buscamos a reformulação de construções de teorias e práticas educativas que possibilitem ao educador uma ação critico-reflexiva. Em outros elementos que compõem um projeto curricular, propomos também as experiências vivenciadas pelos educadores; a relação do tempo organizacional com o tempo de aprendizagem; o diálogo, na interação com o outro, e a memória social. Ao elegermos esses saberes como elementos organizadores de um projeto formativo, buscamos fornecer subsídios aos educadores de EJA, no acesso à complexidade deste campo e do cotidiano educativo, e à percepção da reflexão na ação do educador como pesquisador em sua práxis.

Biografía del autor/a

Rosa Aparecida Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Estagio Doutoral na Universidad de Barcelona e Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da UFSCar e do PPGED da UFRN, com pesquisa no campo do Currículo e na Educação de pessoas jovens e adultas. Coordenadora da Cátedra de Jovens e Adultos UNESCO da UFRN e do GT 18 da ANPED

Publicado

2014-12-27

Número

Sección

CURRÍCULO