O lugar do jovem na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas teóricas para o seu estudo

Autores/as

  • Quezia Vila Flor Furtado UFPB

Palabras clave:

Fracasso Escolar. Exclusão. Prática Educativa.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o lugar do jovem na Educação de Jovens e Adultos, considerando os avanços em nível teórico e legal e a incoerência com que esses alunos são tratados no cotidiano da prática educativa, em que se percebe a reprodução do fracasso escolar de jovens que vivenciaram situações de fracasso na escola da infância e permanecem a vivenciá-las quando são direcionados à esta modalidade. Neste sentido, trazemos a contribuição teórica de Charlot (2000) e Certeau (1994, 1996) que problematizam as situações que envolvem os sujeitos em processos de exclusão, contribuindo para maiores reflexões, discussões e intervenções nas práticas educativas excludentes.

Publicado

2014-12-27

Número

Sección

CURRÍCULO