Pensamentos e práxis freiriana: contribuições político-pedagógicas de Elza Freire para a convivência humana
Palabras clave:
Elza Freire. Paulo Freire. Educação de Adultos. Pedagogia da Convivência.Resumen
O artigo apresenta resultados de pesquisa, objetivando contribuir para a educação brasileira, em particular a educação de jovens e adultos, instrumentalizados pelos percursos de Elza Freire. Sua caracterização acontece no recorte temporal entre 1916/1964, sendo que assume outra dimensão a partir do casamento com Paulo Freire em 1944, com ênfase no diálogo e na convivência humana. Ao analisar a sistematização, fundamentação e consolidação das experiências com Adultos no período, ou seja, a gênese dessa educação no Brasil, o foco se dá na atuação dela, buscando ampliar e compreender as ambiências político-pedagógicas e socioculturais das quais emergem os sujeitos, as configurações do período e os trabalhos realizados. As evidências empíricas, os dados e as análises apontam para a ressignificação desse campo de estudos, ao identificar as participações e influências de Elza Freire, tanto para a educação de Adultos quanto para o pensamento e a práxis de Paulo Freire.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).